Aprender sempre...

Ser mãe é ter a humildade de aceitar-se como fonte de vida de um ser que não nos pertence e, ao mesmo tempo, é tão nosso quanto qualquer outra parte de nosso corpo. Ser mãe é colecionar pérolas diárias, e por que não? Compartilhá-las...

domingo, 1 de agosto de 2010

É bonita, é bonita, que mentira!!!!

A visão viciada de um adulto em seus protocolos comportamentais lhe rouba a sinceridade a cada dia. Mesmo o que vemos e confirmamos diariamente diante do espelho é negado de nós para nós mesmos. O que é assustadoramente medonho, pode converter-se em magia divina. Até que uma criança que não sabia dessa necesidade de etiqueta social vai lá e fala tudo. Na cara.
Companheira inseparável da preguicinha familiar no pós jantar, a TV traz um zilhão de informações misturadas, principalmente se fica parada em um canal de casa e saúde em pleno fim de semana. Tudo que pasou a semana inteira é reprisado em seus melhores momentos, e o os carros-chefe são inevitáveis: programas de rejuvenecimento, de mudança de visual e de bebês.
Fica lá a D. Quadrada ligada enquanto meu momento de folga maternal se dá, e alheia aos fatos da casa, mais tarde sou informada dos efeitos das transmissões.
Uma daquelas quinhentas mães que não sabia que estava grávida dá seu depoimento, acidentalmente deixado acessível a uma criaturinha de quase 4 anos. O papai foi atualizado com detalhada narração sobre o processo, uma cesárea delicada... E os comentários felizes de que era muito legal e tal o bebê vir ao mundo. E ele nasceu, e era fofinho... E então,com narizinho torcido e carinha de nojo, o desfecho: "mas não é bonito de ver..."
Na mesma noite, o serzinho menor que me segue até o banheiro confessa : "chutei a Bêlit" (a gata de 7 anos). "Que feio, filha". "Eu pedi desculpa, porque foi sem querer e ela é senhora". Sim, ela está sendo ensinada a respeitar aos mais velhos, mesmo os gatos. Concluí que estava tudo bem. Mas nunca está tudo bem, porque certos diálogos simplesmente parecem não terminar nunca."Mamãe, vou te chutar". "Por quê? Não pode". Cara de surpresa. Dois segundos pensando e...BOMBA! "Não pode chutar a mamãe porque a mamãe é senhora". Velha, eu??? Mas, mas...
Segunda-feira vou ter uma conversa muito séria com essa babá que fica ensinando a dizer "sim, senhora mamãe". Hmpf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário