Aprender sempre...

Ser mãe é ter a humildade de aceitar-se como fonte de vida de um ser que não nos pertence e, ao mesmo tempo, é tão nosso quanto qualquer outra parte de nosso corpo. Ser mãe é colecionar pérolas diárias, e por que não? Compartilhá-las...

sábado, 20 de novembro de 2010

Construindo MINHA torre de Paris.


Fim de semana daqueles que só acontecem a cada quinze dias. Fim de semana que tinha que acontecer todo dia. Filhas únicas com uma irmã em outra casa que se encontram e se relacionam como se convivessem diariamente. Será que se convivessem diariamente seriam tão boas irmãs??
A mais velha entrega uma bandeira do Peru à menor dizendo que fez na escola para dar-lhe de presente. A cena é ímpar. Até que a menor vê o bicho de pelúcia que a maior trouxe para compartilhar mas não quer emprestar... Entra a mãe no meio : "se não é pra emprestar, para que trouxe?" Conflito resolvido. O bicho é um cachorro que só não está mais pintado de canetinha por falta de espaço. Que conselho a mais velha dá ao emprestar o animal que será levado ao quintal??? "Cuidado para não sujar"... Alguém entende esses paradoxos? Sem dúvida aqueles rabiscos na pelúcia são sapatinhos e máscara, não são sujeira. Mas lá no quintal o cachorrinho de pelúcia perde o posto para os gatos de verdade, e a menor exaustivamente questiona a gata sobre o que ela está fazendo. A gata vai para o vizinho indignada com a invasão de privacidade!!!
De volta às irmãs, educações diferentes geram questionamentos razoáveis. Ferida pela mais velha, a menor pergunta: "mamãe, por que ela não me pediu desculpas??" E como a gente explica que há processos e processos e que basta mudar a casa, um dos pais, para que mudem os valores?? E como a gente dorme sabendo que fora de casa esses processos tendem a ser mais variados ainda? É doloroso ensinar peixe dourado a nadar com tubarões...
Ao longo da semana que seguiu, produziram-se pérolas mágicas e linguísticas. "Mamãe, a muriçoca está imatada". HEIN? Explica, filha... "Ela não tá esmagada, tá imatada" Mãe com cara de quem pariu uma enciclopédia, porque há 3 minutos a pessoa empilhou 10 livros e disse que fez a torre de Paris.
No domingo, papai saiu da cozinha do restaurante um minutinho só, só para saudar e precisava voltar. "Não vai, papai, fica aqui. A gente tem que ficar junto. A gente somos família". O estresse do papai pasou na hora, assim como a má vontade da mamãe em ir trabalhar depois de ouvir: "não vai, mamãe, já estou morrendo de saudade". Pacote amor completo? Quer mesmo? Ah... Pacote amor ganha lacinho quando a gente ouve assim: "Mãe emprestada, faz pastel em mim?" E eu vou, vou lá na caminha dela e enrolo com o cobertor como se fosse um pastelzinho. Deito e amamento a menor. Coração de mãe é assim. Briga e briga, mas ama muito. Mesmo sem ter parido.

Um comentário: